10 março, 2009

Barbie ganha casa na China



Loja da boneca mais famosa do mundo tem seis andares
No último sábado, 7 de março, a Barbie, consagrada como a boneca mais conhecida de todos os tempos e que completou seu 50º aniversário este ano, ganhou uma loja em Xangai, principal centro econômico da China. O megaespaço tem arquitetura minimalista, 3,5 mil m² e seis pisos que incluem um centro de Spa, passarelas e restaurantes que ficam abertos até as duas horas da manhã.A Mattel, maior companhia de brinquedos no mundo e fabricante da boneca, optou por deixar de lado o glamour de pontos tradicionais como Londres e Paris e apostar no mercado chinês para tentar expandir sua participação local, já que as vendas globais da empresa decaíram. Segundo Julia Jensen, vice-presidente de Relações Públicas e Comunicação Internacional da empresa, em 2008 as vendas líquidas foram de US$ 5,92 bilhões, número que indicou a baixa de 1% em relação ao ano anterior.Mas, apesar da queda nas vendas, a empresa não mediu esforços para transformar a loja em uma das mais desejadas da rua Huaihai, ponto comercial luxuoso na China. E esse fato é comprovado ao observar a fachada toda de vidro e que de noite se ilumina com a cor fúcsia. Os elementos arquitetônicos se comunicam com os visitantes por meio de uma beleza e linguagem global, a mesma que a boneca utiliza para conquistar pessoas de diversas nacionalidades.Ao entrar, os clientes se deparam com o universo da Barbie, que inclui roupas, acessórios, cosméticos, relógios, celulares, MP3, roupas de cama, artigos de papelaria, além das próprias bonecas.Cenário MercadológicoVale ressaltar que, assim como a Hello Kity, a Barbie é um fenômeno que não se restringe apenas às prateleiras infantis, tanto que muitos dos colecionadores da boneca são mulheres, e até mesmo homens em idade adulta. Os Kidults, como são conhecidos esse grupo de consumidores e onde são incluídos os colecionadores de artigos “infantis”, começam a serem considerados alvos primários de algumas empresas que anteriormente focavam especificamente nas crianças.No caso da China, o cenário local parece promissor já que lá situa-se a maior demografia mundial, com 1,3 bilhões de habitantes, sendo que somente em Xangai, onde a loja está localizada, vivem mais de 15 milhões de pessoas. Ou seja, se um dos alvos são os adultos e tudo indica que sim, já que a loja conta com Spa que oferece serviços como massagens, cabeleireiros, manicure, pedicure, entre outros, o sucesso é garantido, principalmnte entre as mulheres.Contudo, quando o foco são os pequenos, o país conta com uma reduzida faixa etária jovem, sendo apenas 20% de pessoas com idade entre 0 e 14 anos, período em que os jovens mais consomem brinquedos. A informação vai ao encontro da "política do filho único" prática demográfica implementada desde 1979, que ajudou a evitar 400 milhões de nascimentos extras.Esse forma de controle demográfico também ocasionou um desequilíbrio de gênero. Segundo dados do ano 2000, 119 meninos nasceram para cada 100 meninas, o que em julho de 2004 levou o governo a proibir o aborto seletivo de fetos do sexo feminino.
fonte:usefashion.com

Nenhum comentário: