12 setembro, 2008

The Twins -Made in Brazil





Primeira imagem :Fachada da galeria Fortes Vilaça, que abriga exposição dos grafiteiros.
Os irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo, de 30 anos, têm seus grafites espalhados por lugares do mundo inteiro, como Estados Unidos, Europa, Chile e Cuba. A dupla, mais conhecida como Os Gêmeos, nunca freqüentou um curso de artes, mas desenvolveu um estilo extremamente singular e reconhecível, venerado pelos amantes do grafite.
Os traços delicados e expressivos dos desenhos dos Gêmeos dão um tom quase infantil à obra.
Uma das obras -imagem - é o projeto Expresso Arte, em que pintaram a superfície de trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em conjunto com os grafiteiros Ise e Nina.
Telas urbanas
O trabalho da dupla de grafiteiros osgemeos usa e abusa de estampas e cores, elementos marcantes na moda brasileira .
O folclore, a pichação, a política e a desigualdade social, elementos da cultura – e da realidade – brasileira influenciam a arte da dupla de grafiteiros os gemeos
, como eles costumam assinar os trabalhos. Desde 1988, os dois desenvolvem um trabalho de arte-manifesto e já passaram por poucas e boas nas ruas antes de ganharem status de artistas em galerias e museus.É praticamente impossível limitar o trabalho da dupla a alguma técnica específica, pois eles renovam continuamente o repertório. Trabalhando sempre com figuração sobre suportes bidimensionais ou cenários e ambientações em três dimensões, eles não deixam espaço vazio, cobrindo as superfícies com personagens desconcertantes e um colorido ímpar.O traço de osgemeos, no entanto, mantém algumas características, como os contornos finos, pouco usuais na prática do grafite, e as cores vivas, em associações muito próprias, que lhe valeram uma identidade visual reconhecível ao primeiro olhar.Ao aproximá-los do campo da moda, as estamparias encontram boas convergências com o trabalho criado por eles. A estampa é um dos signos mais fortes da moda made in Brazil seguida pelas cores. E a obra dos rapazes reúne os dois elementos e ainda permeia comentários sociais com uma sensibilidade colada no mundo real.

Nenhum comentário: